O que é Relações Públicas?

Relações públicas é a arte de elaborar e entregar mensagens que informam e convencem o público, e levam as pessoas a mudar de opinião ou agir.
Relações públicas (RP, para abreviar) geralmente são feitas para gerar publicidade e promover um negócio. Uma campanha típica de relações públicas pode se concentrar em conseguir que uma empresa seja coberta em programas de televisão ou rádio ou apresentada em jornais, sites, revistas ou blogs.

Hoje, as linhas estão confusas entre a definição tradicional de relações públicas e outras formas de marketing.

“Na prática, as relações públicas são um meio multi-estratégico e multitático para alcançar vários públicos-alvo externos e internos, chamados de 'públicos' pelos profissionais. As relações públicas permitem entregar mensagens que informam, educam e criam ou alteram opiniões, atitudes e ações que afetam seus objetivos ”, escreveu Roman Hiebing e Scott Cooper em seu livro The Successful Marketing Plan (3rd Edition, McGraw Hill )


Mas, você pode estar pensando, isso soa tão amplo. Você pode ser mais específico sobre a definição de relações públicas? E como exatamente as relações públicas diferem do marketing como um todo e de várias técnicas de marketing?

Índice

Comunicação é a chave
Na sua essência, relações públicas é sobre comunicação. PR é sobre as mensagens que a empresa comunica - e sua capacidade de convencer outras pessoas a adotar ou compartilhar voluntariamente essas mensagens.


Nas grandes corporações, por exemplo, o executivo responsável pelas relações públicas pode ter um título como vice-presidente de comunicações.

Algumas pessoas tentam diminuir o PR chamando-o de rotação ou zumbido. Mas dar uma guinada em algo ou torná-lo interessante o suficiente para gerar buzz não são coisas ruins. São técnicas valiosas na bolsa de ferramentas de um profissional de relações públicas.
Depois, há quem define RP como propaganda corporativa. Mas isso está errado, porque a palavra propaganda sugere uma intenção deliberada de enganar. Relações públicas eficazes são éticas e factualmente precisas. O objetivo não é mentir, porque isso pode sair pela culatra espetacularmente quando a verdade aparecer (e eventualmente acontecerá).


Em vez disso, o objetivo de um PR eficaz é apresentar mensagens verdadeiras - apenas emolduradas positivamente para sua marca.


Um exemplo perfeito é a pergunta retórica: o copo está meio cheio ou meio vazio? Ambos estão corretos. Mas apenas uma maneira apresenta a mensagem positivamente. Palavras importam.

As melhores comunicações são relevantes e oportunas. Você está enviando a mensagem certa, na hora certa?

É por isso que uma técnica como o newsjacking pode ser um PR eficaz. Newsjacking é sobre como capitalizar um evento atual nas notícias para ganhar atenção. Quando você pensa sobre isso, o newsjacking é uma maneira muito boa de atrair os meios de comunicação e cativar seu cliente final. Afinal, as pessoas estarão mais interessadas nos eventos atuais do que em uma mensagem comercial simples. O Newsjacking pode converter uma mensagem de "meh" para "WOW".

O que não é Relações Públicas
Nenhuma peça que defina “o que é relações públicas” estaria completa sem abordar o que não é PR.


Nas seções a seguir, veremos como a definição de relações públicas difere do marketing e de outras atividades promocionais. Existem diferenças distintas.

Uma diferença é a forma da mensagem.
Outra diferença é se você vai diretamente ao seu mercado-alvo ou trabalha com a mídia ou influenciadores.
Vamos explorar essas e outras diferenças no restante deste artigo.

Vamos começar com uma imagem - que vale mais que mil palavras, como se costuma dizer. A imagem abaixo é vagamente baseada em uma imagem famosa que define formas comuns de marketing. Esta é a nossa versão divertida e atualizada de relações públicas versus marketing em geral e tipos específicos de marketing.

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