Marketing de Causas: Definição, Exemplos e Como Fazer
Você já pensou em apoiar uma causa em seus negócios, como uma instituição de caridade ou uma questão social, para obter visibilidade de marketing - e também para fazer o bem? Atualmente, o marketing relacionado à causa é um grande negócio entre as grandes marcas. Mais marcas se posicionam em questões sociais do que nunca.
As pequenas empresas, é claro, sempre apoiaram suas comunidades retribuindo. Eles não podem chamar isso de marketing. O marketing pode nem ser seu objetivo principal. No entanto, muitas pequenas empresas de fato obtêm benefícios de marketing por causas de apoio.
Abaixo, dedicaremos alguns minutos para explicar os benefícios do marketing de causa em uma pequena empresa. Também abordaremos exemplos de marketing de causas, como amplificá-los com anúncios ou relações públicas e como criar uma campanha relacionada a causas - tudo com dicas de um especialista.
Índice
O que é marketing de causa?
O marketing relacionado à causa, ou ao marketing de causa, é quando uma empresa apóia uma causa de caridade ou um problema social e obtém benefícios de marketing. Para entender melhor qual é a definição de marketing de causa, considere dois exemplos:
Um exemplo de causa de caridade pode consistir em uma corrida de 10 mil para arrecadar dinheiro para combater o câncer. Ou pode consistir em doações para um banco de alimentos ou presentes em apoio a outras organizações sem fins lucrativos ou instituições de caridade.
Um exemplo de questão social seria quando uma empresa apóia a sustentabilidade com uma campanha de captação de recursos.
As empresas que se envolvem no marketing de causa o fazem em parte porque acreditam que isso os ajuda a conquistar e reter clientes.
Ascensão do Consumidor Conduzido por Crenças
A responsabilidade social corporativa assumiu maior importância nos últimos anos, porque muitos consumidores deixam suas crenças direcionarem as decisões de compra.
De acordo com o Edelman 2018 Earned Brand Study , um em cada dois consumidores são compradores motivados por crenças. Ou, como Edelman coloca, "comprar crenças é agora o novo normal".
Isso significa que os consumidores fazem uma escolha consciente de comprar de empresas que compartilham uma crença ou compromisso comum. Compras on-line e mídias sociais abriram um mundo de possibilidades para onde os consumidores podem gastar seu dinheiro suado. Os consumidores motivados por crenças optam por gastá-lo em empresas com valores compartilhados.
Portanto, vemos CEOs de grandes marcas identificando publicamente suas posições em questões sociais. Eles estão se posicionando, mesmo quando controversos. No passado, as empresas provavelmente se esforçavam para evitar mostrar apoio a questões sociais. Avanço rápido de hoje, e uma causa social pode formar o núcleo de uma campanha publicitária multimilionária.
Causar benefícios de marketing
"Como uma pequena empresa, é importante dizer ao mundo ou à comunidade local como você é uma força positiva", diz Saru Saadeh, co-fundador e CEO da AdRobin .
Em uma entrevista conosco no Small Business Trends, ele apontou três principais benefícios do marketing baseado em causas:
O marketing de causas ajuda o mundo. “Vale a pena repetir, porque é importante não perder de vista o objetivo. Ao apoiar uma causa, você está ajudando o mundo a se tornar um lugar melhor. Você deve ser autêntico e acreditar na causa que está por trás. Mantenha isso na vanguarda de todas as atividades de marketing de causa ”, diz Saadeh.
Acrescenta propósito ao seu marketing. “O marketing de causa abre as portas para novas conversas com seu público-alvo. Ele cria uma mensagem distinta para reunir seus esforços de publicidade e relações públicas. E isso ajuda o seu negócio a se diferenciar dos concorrentes ”, diz ele.
Pode ser de baixo custo. Os custos variam, especialmente se você decidir aderir à publicidade do seu marketing de causa. Mas, de um modo geral, as formas básicas de marketing de causa são baratas. “As pequenas empresas podem se empenhar em iniciativas de marketing de causa por pouco ou nada. Por exemplo, uma rede de supermercados local pode perguntar aos clientes se eles gostariam de doar para um parceiro de caridade local. Com pouca ou nenhuma tecnologia, as lojas podem coletar doações e enviá-las periodicamente ao parceiro sem fins lucrativos que apóiam ”, observa Saadeh.
Saadeh deveria saber, porque ele e sua empresa realmente participam de sua própria causa de caridade, a Aspire to Be Foundation . “Ajudamos a criar um pequeno programa baseado em causas. Isso nos custou aproximadamente US $ 850 por mês por um curto período. E valeu a pena. ”
Mas ele viu outras pequenas e médias empresas gastarem mais de US $ 5.000 por mês em marketing de causas. "Depende dos negócios, da causa e do tamanho da iniciativa."
Usando PR e publicidade para maximizar resultados
Você obtém um maior impacto no marketing combinando o marketing de causas com uma campanha de relações públicas, campanha publicitária ou ambas, de acordo com Saadeh.
“O trabalho árduo necessário para posicionar com sucesso uma marca como associada à causa merece reconhecimento. É por isso que o marketing de causa é geralmente seguido por esforços de relações públicas, centrados na comunicação sobre a causa e seu sucesso ”, diz ele.
Uma causa acompanhada por uma campanha de relações públicas pode levar à mídia conquistada . Em outras palavras, a mídia noticiosa pode querer escrever sobre sua causa e seus negócios. Você ganhará ainda mais visibilidade e boa vontade.
A publicidade também ajuda a aumentar a causa e amplifica sua campanha de marketing. “Isso ajuda a espalhar a notícia sobre os esforços da causa, envolvendo mais clientes. A publicidade pode ser o mecanismo para gerar um impacto positivo e comunicá-lo. ”
Obviamente, observa Saadeh, o custo da publicidade e das relações públicas geralmente está acima do custo básico do marketing de causa. “PR e publicidade sempre exigirão alguns recursos iniciais. Tomemos, por exemplo, uma situação de baixo custo, como o supermercado que aceita doações de seus clientes. Se a loja decidir combinar as doações e também anunciar que está participando do evento, é aí que começamos a ver um aumento nas despesas de marketing. ”
As pequenas empresas, é claro, sempre apoiaram suas comunidades retribuindo. Eles não podem chamar isso de marketing. O marketing pode nem ser seu objetivo principal. No entanto, muitas pequenas empresas de fato obtêm benefícios de marketing por causas de apoio.
Abaixo, dedicaremos alguns minutos para explicar os benefícios do marketing de causa em uma pequena empresa. Também abordaremos exemplos de marketing de causas, como amplificá-los com anúncios ou relações públicas e como criar uma campanha relacionada a causas - tudo com dicas de um especialista.
Índice
O que é marketing de causa?
O marketing relacionado à causa, ou ao marketing de causa, é quando uma empresa apóia uma causa de caridade ou um problema social e obtém benefícios de marketing. Para entender melhor qual é a definição de marketing de causa, considere dois exemplos:
Um exemplo de causa de caridade pode consistir em uma corrida de 10 mil para arrecadar dinheiro para combater o câncer. Ou pode consistir em doações para um banco de alimentos ou presentes em apoio a outras organizações sem fins lucrativos ou instituições de caridade.
Um exemplo de questão social seria quando uma empresa apóia a sustentabilidade com uma campanha de captação de recursos.
As empresas que se envolvem no marketing de causa o fazem em parte porque acreditam que isso os ajuda a conquistar e reter clientes.
Ascensão do Consumidor Conduzido por Crenças
A responsabilidade social corporativa assumiu maior importância nos últimos anos, porque muitos consumidores deixam suas crenças direcionarem as decisões de compra.
De acordo com o Edelman 2018 Earned Brand Study , um em cada dois consumidores são compradores motivados por crenças. Ou, como Edelman coloca, "comprar crenças é agora o novo normal".
Isso significa que os consumidores fazem uma escolha consciente de comprar de empresas que compartilham uma crença ou compromisso comum. Compras on-line e mídias sociais abriram um mundo de possibilidades para onde os consumidores podem gastar seu dinheiro suado. Os consumidores motivados por crenças optam por gastá-lo em empresas com valores compartilhados.
Portanto, vemos CEOs de grandes marcas identificando publicamente suas posições em questões sociais. Eles estão se posicionando, mesmo quando controversos. No passado, as empresas provavelmente se esforçavam para evitar mostrar apoio a questões sociais. Avanço rápido de hoje, e uma causa social pode formar o núcleo de uma campanha publicitária multimilionária.
Causar benefícios de marketing
"Como uma pequena empresa, é importante dizer ao mundo ou à comunidade local como você é uma força positiva", diz Saru Saadeh, co-fundador e CEO da AdRobin .
Em uma entrevista conosco no Small Business Trends, ele apontou três principais benefícios do marketing baseado em causas:
O marketing de causas ajuda o mundo. “Vale a pena repetir, porque é importante não perder de vista o objetivo. Ao apoiar uma causa, você está ajudando o mundo a se tornar um lugar melhor. Você deve ser autêntico e acreditar na causa que está por trás. Mantenha isso na vanguarda de todas as atividades de marketing de causa ”, diz Saadeh.
Acrescenta propósito ao seu marketing. “O marketing de causa abre as portas para novas conversas com seu público-alvo. Ele cria uma mensagem distinta para reunir seus esforços de publicidade e relações públicas. E isso ajuda o seu negócio a se diferenciar dos concorrentes ”, diz ele.
Pode ser de baixo custo. Os custos variam, especialmente se você decidir aderir à publicidade do seu marketing de causa. Mas, de um modo geral, as formas básicas de marketing de causa são baratas. “As pequenas empresas podem se empenhar em iniciativas de marketing de causa por pouco ou nada. Por exemplo, uma rede de supermercados local pode perguntar aos clientes se eles gostariam de doar para um parceiro de caridade local. Com pouca ou nenhuma tecnologia, as lojas podem coletar doações e enviá-las periodicamente ao parceiro sem fins lucrativos que apóiam ”, observa Saadeh.
Saadeh deveria saber, porque ele e sua empresa realmente participam de sua própria causa de caridade, a Aspire to Be Foundation . “Ajudamos a criar um pequeno programa baseado em causas. Isso nos custou aproximadamente US $ 850 por mês por um curto período. E valeu a pena. ”
Mas ele viu outras pequenas e médias empresas gastarem mais de US $ 5.000 por mês em marketing de causas. "Depende dos negócios, da causa e do tamanho da iniciativa."
Usando PR e publicidade para maximizar resultados
Você obtém um maior impacto no marketing combinando o marketing de causas com uma campanha de relações públicas, campanha publicitária ou ambas, de acordo com Saadeh.
“O trabalho árduo necessário para posicionar com sucesso uma marca como associada à causa merece reconhecimento. É por isso que o marketing de causa é geralmente seguido por esforços de relações públicas, centrados na comunicação sobre a causa e seu sucesso ”, diz ele.
Uma causa acompanhada por uma campanha de relações públicas pode levar à mídia conquistada . Em outras palavras, a mídia noticiosa pode querer escrever sobre sua causa e seus negócios. Você ganhará ainda mais visibilidade e boa vontade.
A publicidade também ajuda a aumentar a causa e amplifica sua campanha de marketing. “Isso ajuda a espalhar a notícia sobre os esforços da causa, envolvendo mais clientes. A publicidade pode ser o mecanismo para gerar um impacto positivo e comunicá-lo. ”
Obviamente, observa Saadeh, o custo da publicidade e das relações públicas geralmente está acima do custo básico do marketing de causa. “PR e publicidade sempre exigirão alguns recursos iniciais. Tomemos, por exemplo, uma situação de baixo custo, como o supermercado que aceita doações de seus clientes. Se a loja decidir combinar as doações e também anunciar que está participando do evento, é aí que começamos a ver um aumento nas despesas de marketing. ”
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